Conquistando clientes e conversões: o potencial das redes sociais

A tecnologia continua a avançar a cada ano que passa, trazendo consigo mudanças na forma como a sociedade se comunica. No início dos anos 2000, quando a televisão e o rádio ditavam o que seria visto, era quase impossível imaginar que essas mídias digitais deixariam de ser o principal meio de comunicação entre empresas e consumidores.

O mundo virtual se transformou em um terreno repleto de oportunidades para aqueles que desejam explorar essa forma de comunicação. A capacidade de interagir com qualquer pessoa, em tempo real e de qualquer lugar do mundo, abriu um leque de possibilidades no cenário corporativo. Isso fortaleceu a importância da presença online das empresas, uma vez que aquelas que não adotam esse método correm o risco de perder espaço para a concorrência.

No ramo imobiliário, a influência das redes sociais é notável e cada vez mais exigente. É cada vez menos comum que pessoas interessadas em comprar um apartamento contatem uma imobiliária, construtora ou um corretor de imóveis “à moda antiga’’. A vitrine dos imóveis e da construtora passam agora a estar na internet, em um perfil das redes sociais.

Onde o seu público se encontra

Criar uma conta em uma rede social é essencial para destacar sua empresa, mas não é suficiente. Em um ambiente altamente competitivo, é crucial estabelecer estratégias de comunicação direcionadas ao seu público-alvo.

Este público alvo, no contexto do marketing digital é chamado de persona, ou também conhecido como cliente ideal. Compreender com quem você está interagindo de forma mais específica possível é fundamental, já que todas as ações de marketing devem se comunicar com esse público. 

Uma vez que você tenha isso bem definido, poderá identificar onde encontrar seu público e como se comunicar com ele. Isso possibilitará escolher as redes sociais mais adequadas para sua empresa e determinar o tipo de comunicação a ser adotado. No marketing digital, ao contrário das mídias tradicionais, o objetivo não é atirar para todos os lados, mas sim direcionar uma mensagem com precisão – e quanto mais, melhor.

Redes Sociais: o branding

O branding desempenha um papel fundamental dentro do marketing, ele é o processo de construção e gestão da marca, para além do logotipo ou do nome. É a percepção que o público tem da sua construtora, seus valores, qualidade e confiabilidade. É aqui que as redes sociais se destacam como ferramenta estratégica.

O principal objetivo das redes sociais para o segmento imobiliário é, sem dúvida, o posicionamento de marca. Por exemplo, quando você vai conhecer um restaurante hoje em dia, o que você faz? Provavelmente, pesquisa na internet, lê comentários e verifica fotos, certo? No mercado imobiliário, o processo é igual!

Quando um potencial comprador está no processo de escolha, ele se volta para as redes sociais para averiguar a credibilidade da empresa. O público verifica se as postagens estão atualizadas, se há interações e se a empresa é confiável, o tipo de conteúdo compartilhado, fotos dos empreendimentos já desenvolvidos, depoimentos de clientes satisfeitos e informações relevantes. Todo esse conteúdo contribui para fortalecer essa percepção.

Redes sociais: a venda

A venda nas redes sociais funciona de modo a atrair os potenciais compradores para uma oferta ou produto específico. Algumas táticas de venda que podem ser aplicadas às redes sociais são:

Posts do empreendimento com todo tipo de detalhamento, tipologia, diferenciais, valores, condições de pagamento, entre outros.

QR-Codes: geralmente colocados nos tapumes da obra ou em materiais promocionais impressos. Os Qr Codes levam os interessados a uma rede social, site ou um site do empreendimento (landing pages).

Links na bio: uma maneira de direcionar o usuário para uma página de informações detalhadas sobre os imóveis, que pode ser um link direto para uma conversa de WhatsApp. Os posts que chamam para o público clicar no link da bio, são uma forma de atrair novas conversas de venda.

Branding ou vendas? Qual devo utilizar mais? Os dois! É necessário contar com um equilíbrio entre conteúdos de engajamento e os apelos de venda. Afinal, ninguém assistiria TV se fosse exibir apenas comerciais e, ao mesmo tempo, sem os comerciais nenhuma TV existiria.

Uma boa proporção é a de 70% de branding e 30% de venda para construtoras, e para imobiliárias, que têm foco mais direto na venda, a proporção pode ser de 20% de branding e 80% de venda. 

Dessa forma, fica evidente que a utilização estratégica das redes sociais, seja para posicionar a marca e impulsionar as vendas, desempenhando um papel fundamental na construção do reconhecimento, credibilidade e autoridade de uma construtora junto ao mercado. Portanto, investir na presença online é indispensável para alcançar o sucesso e se destacar em um setor tão competitivo!

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