Gestão de leads: O pilar essencial para alavancar sua Construtora

No mundo atual, o impacto das redes sociais sobre as vendas e os empreendimentos é inegável. E a gestão de leads é o ponto de partida para qualquer empresa, que sem uma estratégia de marketing digital bem definida e executada, encontra dificuldades para a previsibilidade na conquista de novos clientes e de vendas.

O mercado imobiliário mudou muito nos últimos 5 anos, especialmente em função da pandemia de COVID-19, e fez com que construtoras grandes e pequenas começassem a se preocupar em vender seus empreendimentos internamente, sem depender somente das imobiliárias.

Por isso, é preciso entender quais são as possibilidades existentes dentro do marketing digital e quais se adequam melhor às construtoras. Neste artigo, vamos explicar a importância de gerar leads para sua construtora, através do marketing digital.

O que é um lead?

Lead é qualquer pessoa ou empresa que tenha interagido com sua marca e tenha potencial para se tornar um futuro cliente. Simplificadamente, é um “contato”, ou uma oportunidade de venda.

Mais especificamente, existem dois tipos diferentes de leads, os chamados MQL (Leads Qualificados pelo Marketing) e SQL (leads qualificados para as vendas). Onde os leads MQL são aqueles mais “distantes” da compra, demonstrando interesse mais em informações prévias do que no produto ou solução. Já os SQL são leads que passaram pela fase inicial de “compreensão” e estão adentrando na fase de compra.

Assim, leads nutridos de informações tendem a se tornar leads qualificados para a venda, por isso é indispensável uma boa gestão de leads. Gerar, acompanhar e converter oportunidades de negócio criadas a partir de ações e estratégias de marketing digital são as premissas desse processo.

Porque gerar leads não qualificados ao invés de focar só nos de venda?

O autor do livro The Ultimate Sales Machine, uma das referências na área de vendas, identificou que o momento de compra dos clientes formam quase um padrão: de acordo com o autor, apenas 3% de uma audiência está ativamente buscando opções de compra e somente cerca de 7% está aberto a propostas.

Então, para alcançar o maior percentual de clientes e ao mesmo tempo gerar mais credibilidade, é necessário oferecer conteúdo útil para uma audiência que irá gradualmente acompanhar seu conteúdo, até que surja o momento de compra. Essa estratégia é bastante interessante quando trazemos para o ramo imobiliário, visto que a decisão de comprar um imóvel não surge da noite para o dia, mas que tem em média 3 meses, tratando-se somente dos leads interessados.

Gerar e Nutrir

Ciclos longos de vendas podem ser um risco para uma boa gestão de leads. Afinal, em meio a este período, a concorrência pode surgir e “esquentar” aquele lead morno que sua empresa não conseguiu atender. Para evitar isso, é preciso contar com uma boa estratégia de nutrição de leads. 

Confira algumas a seguir:

Marketing de Conteúdo: blogs e marketing de conteúdo são os melhores métodos de geração e nutrição de leads. Afinal, o marketing de conteúdo atrai e fornece conhecimento ao público interessado sobre os produtos que sua construtora ou imobiliária oferece, facilitando o trabalho da equipe de vendas.

Estratégia de mídia social: a mídia social está aumentando a cada dia a oferta de recursos e oportunidades, ganhando potencial para se tornar a plataforma mais conhecida para promover negócios. É através dela que sua empresa consegue obter popularidade rápida e também focar na geração de leads. Atualmente as redes sociais deixaram de ser apenas um meio de conectar pessoas na vida privada, passando a ser um centro de conectar empresas e marcas a pessoas.

E-mail marketing: uma das melhores maneiras de criar uma comunicação consistente com seus clientes em potencial é por meio de uma estratégia de email marketing. Não, o e-mail não está morrendo e continua sendo um dos principais meios de comunicação para muitas empresas e consumidores. 

Assim, é importante contar com conhecimento não só do marketing digital, mas também de sua aplicação no mercado imobiliário. Dessa forma, a construtora estará posicionada de maneira sólida para aproveitar todo o potencial dos canais digitais e atender de forma eficaz às necessidades em constante transformação do mercado.

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